Aprendizado de estratégias de propulsão de micronadadores a baixo número de Reynolds

Autores

  • Paula Jaíne A. Da Silva
  • Luciano Dellier
  • Roberto F. Ausas
  • Gustavo C. Buscaglia
  • Stevens Paz

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0238

Palavras-chave:

Micronadador, Aprendizado por Reforço, Interação Fluido-Estrutura, FEM

Resumo

O interesse em estudar micronadadores biológicos ou sintéticos tem crescido devido as suas habilidades de acessar pequenos espaços e de manipular e interagir com pequenas entidades nesse ambiente. No entanto, o nado nessas escalas implica em desafios para desenvolver estratégias de propulsão eficientes. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma abordagem de aprendizado que permita ao micronadador encontrar estratégias de propulsão, com base em suas interações com o meio circundante, através do acoplamento entre técnicas de CFD e Aprendizado por Reforço. Será apresentada uma formulação de elementos finitos para o problema de interação sólido-fluido e resultados que ilustram como os erros de discretização podem influir no processo de aprendizado.

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Biografia do Autor

Paula Jaíne A. Da Silva

Instituto de Ciências Matemáticas e Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP

Luciano Dellier

Instituto de Ciências Matemáticas e Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP

Roberto F. Ausas

Instituto de Ciências Matemáticas e Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP

Gustavo C. Buscaglia

Instituto de Ciências Matemáticas e Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP

Stevens Paz

Departamento de Matemáticas, Universidad del Valle, Calle 13 No. 100-00, Cali, Colombia

 

Referências

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Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Trabalhos Completos