Metodologias Ativas como Estratégias Educacionais para o Ensino Remoto

Autores

  • André Luis Andrjew Ferreira
  • Débora Marília Hauenstein
  • Guilherme Porto
  • Luis Fernando Affonso Fernandes da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0272

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Sala de Aula Invertida, Gamificação, Aprendizagem Colaborativa

Resumo

As mudanças impostas pelo cenário da pandemia da COVID-19 fizeram com que as instituições de ensino buscassem propostas didáticas alternativas voltadas ao ensino remoto. Nesse contexto, as metodologias ativas de ensino ganharam espaço, pois incentivam que os estudantes sejam autônomos e proativos na construção dos conhecimentos e não dependam tanto do professor uma vez que não existe contato presencial. Discutimos algumas das diferentes práticas para a aplicação dessa nova abordagem, são elas a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em jogos conhecida como gamificação e as ferramentas para a aprendizagem colaborativa. Por fim, tecemos nossas observações sobre as vantagens da aplicação dessas metodologias, visando contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais qualificada.

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Biografia do Autor

André Luis Andrjew Ferreira

UFPel, Pelotas, RS

 

Débora Marília Hauenstein

UFPel, Pelotas, RS

Guilherme Porto

IFFar, São Borja, RS

Luis Fernando Affonso Fernandes da Cunha

IFFar, São Borja, RS; UNESP, Bauru, SP

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Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Trabalhos Completos