Determinação da Umidade dos Grãos de Milho por meio da Temperatura e Tensão Elétrica utilizando RNAs

Autores

  • Joana Garcia Câmara
  • João G. F Schefer
  • Marcia B. Binelo
  • Manuel O. Binelo
  • João Fernando Weber

Resumo

Entre os anos de 2019 e 2020 foram produzidas cerca de 101 toneladas de milho em todo o território brasileiro [1], o que torna imprescindível a busca por técnicas melhores para o manejo e armazenamento dos grãos. Dentre os parâmetros mais comuns para determinação de qualidade dos grãos está a umidade [2], por conta disto este trabalho busca utilizar Redes Neurais Artificiais (RNAs) para determinar a umidade do milho a partir da temperatura e tensão elétrica. [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Garcia Câmara

Unijuí, Ijuí, RS

João G. F Schefer

Unijuí, Ijuí, RS

Marcia B. Binelo

Unijuí, Ijuí, RS

Manuel O. Binelo

Unijuí, Ijuí, RS

João Fernando Weber

CRIATEC/Unijuí, Ijuí, RS

Referências

D. Manfron, A. Dijkinga e C. Kapp Jr. “Fatores que Impactam o Mercado do Milho e o Desempenho no preço das Sacas”. Em: Revista Scientia Rural 1.2 (2021), pp. 51–66.

Aline Moritz et al. “Comparação de métodos para a determinação do teor de umidade em grãos de milho e de soja”. Em: Applied Research & Agrotechnology 5.2 (2012), pp. 145– 154.

Daiana da Silva Santos e Robson Mariano da Silva. “Aplicação de redes neurais mlp na predição da evapotranspiração de referência”. Em: Brazilian Journal of Development 6.5 (2020), pp. 25293–25305.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Resumos