O uso de planilhas eletrônicas com alunos da educação básica para estudo de funções

Authors

  • Daniela R. Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2023.010.01.0076

Keywords:

Educação básica, Estudo de funções, Planilha eletrônica

Abstract

Este trabalho propõe uma abordagem para os professores da educação básica na utilização de planilhas eletrônicas dentro de sala de aula para o estudo de função. A principal ideia é mostrar para esses alunos como essa ferramenta funciona, uma vez que ela é bastante utilizada no mercado de trabalho, capacitando-os ao uso inicial desse software.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Daniela R. Monteiro

Fundação CECIERJ, Rio de Janeiro, RJ

References

BRASSCOM. Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais. Online. Acessado em 27/03/2023, https ://brasscom.org.br/ate-2025-devem-surgir-quase-800-mil-vagas-de-emprego-para-area-de-tecnologia/.

Secretaria de Estado de Educação. Currículo Mínimo de Matemática. Rio de Janeiro: Governo do Estado do Rio de Janeiro, 2012.

G. Iezzi e C. Murakami. Fundamentos de Matemática Elementar 1: conjuntos e funções. 3a. ed. São Paulo: Atual, 1977.

A. F. Mussolini. “Reflexões de futuros professores de matemática sobre uma prática educativa utilizando planilhas eletrônicas”. Dissertação de mestrado. Unesp, 2004.

I. da S. Oliveira e J. B. da Costa. “As TICs como instrumentos dinamizadores nos processos de ensino e aprendizagem”. Em: Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem 5 (2023), pp. 269–282. issn: 2764-1368.

J. A. Schneider e V. Ruas. “Aplicativos digitais no contexto do ensino de matemática: contribuições dos alunos por meio de oficinas temáticas”. Em: Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco 8.2 (2019), pp. 72–184. issn: 2316-7297.

Published

2023-12-18

Issue

Section

Trabalhos Completos