Análise da geometria do dispositivo de içamento do motor diesel da locomotova via MEF

Authors

  • William S. Mello
  • Gustavo A. Lima
  • Werley G. Facco
  • Renato N. Siqueira
  • Alex S. Moura

Abstract

Neste trabalho, a geometria de um dispositivo de içamento de motores diesel da oficina de locomotivas localizada na Vale Tubarão, no município de Vitória, ES, é avaliada utilizando simulação numérica via Método de Elementos Finitos (MEF). O dispositivo, constituído de Aço ASTM - A36, é submetido a um esforço de 20 toneladas e vem apresentando sinais de deformação nos pontos de aplicação da força, indicando regiões de fragilidades que podem gerar o colapso da estrutura. Assim, para ser prevista e eliminada de forma eficaz, faz-se necessária a aplicação das ferramentas que utilizam métodos como o MEF para o cálculo de deformações e tensões atuantes, como é utilizado em [1, 2]. Utilizou-se o MATLAB 2013 para a modelagem via MEF [3], o que permitiu maior flexibilidade na manipulação dos parâmetros, como delimitação da geometria e de parâmetros dos materiais. Para implementar o método, utilizou-se a equação diferencial que governa o problema Equação 1[3], em que b é o vetor de carga interna; D é o tensor de elasticidade do material, obtida de forma experimental [1]; u é o deslocamento do corpo; e L é um operador diferencial. [...]

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Author Biographies

William S. Mello

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais – Propemm, IFES, Vitória, ES

Gustavo A. Lima

Engenharia Mecânica, IFES, São Mateus, ES

Werley G. Facco

Coordenadoria de Formação Geral, IFES, São Mateus, ES

Renato N. Siqueira

Engenharia Mecânica, IFES, São Mateus, ES

Alex S. Moura

Departamento de Economia, UFJF, Governador Valadares, MG

References

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T. R. Chandrupatla e A. D. Belegundu. Elementos Finitos. 4a. ed. Person, 2014.

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Published

2023-12-18