Relato de Experiência: A Monitoria como Ferramenta de Auxílio no Ensino de Matemática no Ensino Fundamental

Authors

  • Ana C. D. dos Santos
  • Maria F. A. Felicio Santos
  • Gustavo F. Magalhães Santos
  • Michele C. Valentino
  • Douglas Azevedo

Abstract

Desde de 2020, através de uma parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná da cidade de Cornélio Procópico e o Núcleo Regional de Educação, o projeto de monitoria de matemática na escola Monteiro Lobato vem sendo desenvolvido. Uma das motivações centrais para o início deste projeto foi o mau desempenho dos alunos da cidade e região na Prova do PISA (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes), segundo dados divulgados em 2019 [1, 2] . Atualmente, o projeto busca, além de melhorar o desempenho dos alunos nas provas que medem seus conhecimentos em Matemática, auxiliar a equipe pedagógica a superarem os impactos na educação causados pela pandemia do COVID-19. [...]

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana C. D. dos Santos

DAMAT/UTFPR, Cornélio Procópio, CP

Maria F. A. Felicio Santos

DAMAT/UTFPR, Cornélio Procópio, CP

Gustavo F. Magalhães Santos

DAMAT/UTFPR, Cornélio Procópio, CP

Michele C. Valentino

DAMAT/UTFPR, Cornélio Procópio, CP

Douglas Azevedo

DAMAT/UTFPR, Cornélio Procópio, CP

References

Gov.br. Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil. Online. Acessado em 31/03/2023, http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=83191:pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil.

G1. Brasil cai em ranking mundial de educação em matemática e ciências; e fica estagnado em leitura. Online. Acessado em 31/03/2023, https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/12/03/brasil-cai-em-ranking-mundial-de-educacao-em-matematica-e-ciencias-e-fica-estagnado-em-leitura.ghtml.

Published

2023-12-18