Matemática recreativa como ferramenta na extensão universitária

uma experiência da Caravana da Matemática

Authors

  • Beatriz Motta Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Reginaldo Braz Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sandro R. Mazorche Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Nelson Dantas Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Valéria Mattos Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Yuri B. E. Kneipp Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vitória S. de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Letícia P. Paulino Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Matheus V. Nicolai Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Bruno Vassolli Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Giovanna F. Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0424

Keywords:

Extensão universitária, Divulgação científica, Jogos matemáticos

Abstract

A Caravana da Matemática é um projeto de extensão do Departamento de Matemática (DM) da UFJF que busca promover a melhoria do ensino de matemática através de atividades de matemática recreativa e de divulgação científica. Pensado, produzido e executado por professores e alunos do DM, o projeto atua em visitas a escolas da região de Juiz de Fora, e também em redes sociais. Em seus mais de 6 anos de atividade, o projeto amadureceu e acumulou experiência na prática extensionista, colaborando ainda com a formação de graduandos e fortalecendo uma cultura extensionista no DM. Neste trabalho, descrevemos e refletimos sobre as atividades presenciais do projeto no período de dezembro de 2022 a dezembro de 2023.

Downloads

Download data is not yet available.

References

G. Avelar e R. Braz. A divulgação científica da matemática nas redes sociais. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2021.

P. Ballew. Before there were Four-Fours, there were four threes, and several others. Online. Acessado em 15/03/2024, https://pballew.blogspot.com/2018/12/before-there-were-four-fours-there-were.html.

T. Bártlová. “History and current state of recreational mathematics and its retalion to serious mathematics”. Tese de doutorado. Charles University in Prague. Faculty of Mathematics e Physics – Department of Mathematical Analysis, 2016.

E. Bessa. “O que é divulgação científica?” Em: Divulgação científica e redação para professores. Ideias, 2015.

M. Chaves. A divulgação científica da Matemática. Online. Acessado em 15/03/2024, http://www.mat.uc.pt/~lnv/debate2/ManuelAralaChaves.html.

A. Gilbert e R. Abbott. The Stepping-Stone maze: A "self-wiring"multi-state maze. Online. Acessado em 26/03/2024, https://www.gathering4gardner.org/g4g10gift/puzzles/Gilbert_Andrea-The_Stepping-Stone_Maze.pdf.

M. Maciel e B. Motta. Planos projetivos finitos e aplicações em jogos, grafos, designs e códigos. Trabalho de Conclusão de Curso em Matemática. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2023.

L. Mori. BBC Brasil News: Até alunos mais ricos no Brasil estão abaixo da média global em Matemática, aponta PISA. Online. Acessado em 08/01/2024, https://www.bbc.com/portuguese/articles/cv2zx819rg4o.

B. Motta, R. Batista, M. Kistemann Jr. e S. Mazonche. “Caravana da Matemática (UFJF): a Matemática que vai até você!!!” Em: Artes em Educação Matemática. Ed. por R. da Silva. Vol. 1. Fi, 2019, pp. 143–180.

B. Motta, R. Braz, S. Mazonche, V. Mattos, N. Louza, A. Silva, A. Leão, G. Avelar, L. Naves, S. Santos, T. Schincariol e T. Rodrigues. “Caravana da Matemática: Extensão em Matemática em tempos de pandemia”. Em: Pandebook: Cabeças Pensantes na Pandemia. Ed. por M. Kistemann Jr e F. Sevarolli. Vol. 3. Akademy, 2022, pp. 1–180.

B. Motta, R. Braz, S. Mazorche, N. Louza, V. Mattos, G. Avelar, L. Naves e S. Santos. “Caravana da Matemática: uma experiência de divulgação científica em redes sociais”. Em: Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics 8.1 (2021). doi: 10.5540/03.2021.008.01.0381.

Jornal Nacional. Resultados de testes mostram impacto da pandemia em alunos do ensino médio. Online. Acessado em 08/01/2024, https://g1.globo.com/jornal-nacional/playlist/jornal-nacional-ultimos-videos.ghtml#video-10592092-id.

I. Palhares. Jornal Folha de São Paulo: 96% dos alunos da rede estadual de SP concluíram ensino médio sem saber resolver equação de 1º grau. Online. Acessado em 08/01/2024, https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2022/03/96-dos-alunos-da-rede-estadual-de-sp-concluiram-ensino-medio-sem-saber-resolver-equacao-de-1o-grau.shtml.

L. Sallows. Geomagic Squares (website). Online. Acessado em 15/03/2024, http://www.geomagicsquares.com.

L. Sallows. Geometric Magic Squares: A Challenging New Twist Using Colored Shapes Instead of Numbers. Dover Publications Inc., 2013. isbn: 978-0-486-48909-4.

S. Santos e B. Motta. Curiosidades e problemas em aberto: uma experiência de divulgação científica com a Caravana da Matemática. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2021.

B. Vassoli e R. Braz. Trilha Iluminada: um jogo para o ensino e divulgação da Matemática. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2023.

Eric W. Weisstein. Königsberg Bridge Problem. Online. Acessado em 26/03/2024, https://mathworld.wolfram.com/KoenigsbergBridgeProblem.html.

D. Wheeler. The Definitive Four Fours Answer Key. Online. Acessado em 15/03/2024, https://dwheeler.com/fourfours/.

Published

2025-01-20

Issue

Section

Trabalhos Completos