Explorando materiais concretos e digitais para o ensino e aprendizagem de matemática

Authors

  • Loisi C.M. Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Marcelo L.S. Rainha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Cristiane Mello Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Erik S. M. Blois Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0397

Keywords:

Ensino-aprendizagem de Matemática, Práticas de Ensino, Formação de Professores de Matemática, Jogos Digitais, Material Didático

Abstract

Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência que utiliza materiais concretos e digitais como estratégia desencadeadora do processo de ensino-aprendizagem. Esta iniciativa foi realizada no âmbito do programa de Extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, o qual tem como objetivo promover o uso de jogos e estratégias inovadoras no Ensino de Matemática. A experiência em cada encontro tem demonstrado que todas as atividades desenvolvidas neste programa proporcionam uma forte integração entre a teoria e a prática. Isso leva os estudantes a aprenderem, refletirem e experimentarem situações relacionadas à prática docente, contribuindo assim para uma formação acadêmica mais sólida. No decorrer do texto, são detalhados os desdobramentos de uma dessas atividades, o jogo "Qual é o segredo?", evidenciando como esta atividade impacta diretamente no processo de Ensino e Aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Download data is not yet available.

References

M. G. F. B. Barros, J. C. Miranda e R. C. Costa. “Uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem”. Em: Revista Educação Pública 23 (2019).

U. D’Ambrosio. Educação Matemática: da teoria à prática. 23a. ed. Campinas: Papirus, 2011. isbn: 9788530804107.

Todos pela educação. O Brasil no PISA 2022: Possíveis novos sinais? Online. Acessado em 30/03/2024, https://todospelaeducacao.org.br/noticias/o-brasil-no-pisa-2022-possiveis-novos-sinais/.

Nova Escola. Jogo "Detetive de Números". Online. Acessado em 30/03/2024, https://novaescola.org.br/conteudo/3705/jogo-detetive-de-numeros.

Jogos & Matemática. Jogo "Qual é o segredo?"digital. Online. Acessado em 30/03/2024, https://qualeosegredo.netlify.app/.

Jogos & Matemática. Questionário do aluno jogo "Qual é o segredo?" Online. Acessado em 30/03/2024, https://drive.google.com/file/d/1y0ruVOp7UBpdW_7M81PtML-OztBVXydQ/view.

Jogos & Matemática. Site oficial do Jogos & Matemática. Online. Acessado em 28/03/2024, http://www.jogosematematica.com.br.

C. Mello, D. M. V. Silva, L. C. M. Pereira, L. C. T. Martarelli, M. N. L. Freire e M. L. S. Rainha. “O jogo Trilha dos Restos: uma metodologia para o ensino de Matemática utilizando material concreto.” Em: Revista Educação Pública 4 (2021).

Published

2025-01-20

Issue

Section

Trabalhos Completos