ACERMAT
educação e cidadania digital
Keywords:
Cidadania Digital, Educação, Videoaulas, Inclusão, MatemáticaAbstract
O presente resumo tem como objetivo apresentar o Acervo de Videoaulas de Matemática (ACERMAT), um projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba, desenvolvido por docentes, discentes e professores da rede pública de ensino. O projeto produz videoaulas de curta duração sobre conteúdos de matemática, alinhadas às diretrizes de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), disponibilizando esses conteúdos de forma gratuita, em um banco de dados acessível ao público como Recursos Educacionais Abertos (REA), voltados para a educação básica e comunidade escolar em geral.
Downloads
References
A. Chagas, C. Porto e R Linhares. “A Multiplicidade da Cibercultura na Educação Contemporânea”. Em: EDUCIBER 4 (2022). Acessado em 09/03/2021, https://editoratiradentes.com.br/e-book/educiber4.pdf, pp. 51–62.
M. F. Damiani. “Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios”. Em: Educar 31 (2008). Acessado em 04/03/2024, https://www.scielo.br/j/er/a/FjYPg5gFXSffFxr4BXvLvyx/?format=pdf&lang=pt, pp. 213–230.
M. Gadotti. Perspectivas atuais da educação. Educação: novos caminhos em um novo milênio. 2a. ed. João Pessoa: autor assosiado, 2001.
G. F. Gomes, K. K. S. Oliveira e R. A. C. Souza. “Competências da Cidadania Digital: especificação e avaliação de uma proposta de experiência de ensino-aprendizagem.” Em: Revista Gestão 19 (2021). Acessado em 08/12/2021, http://www.revista.ufpe.br/getaoorg, pp. 218–231.
D. H. M. R. Melão. “Da página ao(s) ecrã(s): tecnologia, educação e cidadania digital no século XXI.” Em: Educ. Form. Tecnol. 4 (2011). Acessado em 08/03/2024, http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1646-933X2011000200009&lng=es&nrm=iso, pp. 89–107.
M Thiollent. Metodologia da pesquisa-ação. 18a. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
E. Vidal. Ensino à Distância vs Ensino Tradicional. Online. Acessado em 01/03/2024, http://homepage.ufp.pt/lmbg/monografias/evidal_mono.pdf.