Softwares tornam possíveis laboratórios de cálculo

Authors

  • Daniela P. M. Peres Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Rafael Peres Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Keywords:

Laboratórios de Cálculo, Softwares Educacionais, Ensino de Matemática, Notebooks Interativos

Abstract

Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre as propostas adotadas no livro da coleção Textos didáticos do IMECC "Cálculo com aplicações: Atividades computacionais e projetos", que foi feito com o intuito de apoiar as disciplinas de Cálculo de uma e várias variáveis, desenvolvendo notebooks. Os notebooks da Wolfram Matemática são documentos estruturados interativos que podem conter texto, gráficos, som, cálculos, expressões tipográficas, e elementos de interface de usuários. Os notebooks têm extensão de arquivo .nb e podem ser acessados e editados em desktop, dispositivos móveis e na nuvem. Estes laboratórios de ensino foram iniciados na década de noventa pela professora Sueli Costa, teve continuidade com as professoras Sandra Santos, Margarida Mello e Vera Figueiredo. O livro é fruto de um trabalho coletivo das professoras que lecionaram a disciplina de Cálculo por vários anos para alunos dos cursos de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Temos como proposta estudar essa metodologia para aplicação em alunos da disciplina de cálculo dos cursos das ciências exatas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

V. L. X Figueiredo, M. P. Mello e S A. Santos. Cálculo com Aplicações: Atividades Computacionais e Projetos. 2a. ed. Campinas: Imeec, 2005. ISBN: 9788539900985.

SBMAC. Site oficial do Congresso Nacional de Matemática Aplicada. Online. Acessado em 08/12/2021, http://www.cnmac.org.br.

Published

2025-01-20