Modelagem matemática dos fatores atenuantes da atmosfera na incidência de radiação solar na superfície terrestre

Authors

  • Camila Dal Ponte Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Érica Balbinot Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Delair Bavaresco Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Keywords:

Modelagem Matemática, Radiação Solar, Atmosfera, Energia Solar, Simulação Numérica

Abstract

O Sol representa a principal fonte de energia disponível para o planeta Terra e o Brasil destaca-se por apresentar uma elevada taxa de incidência solar em comparação com outras regiões do mundo. Mesmo o local menos ensolarado no Brasil supera a incidência solar do local mais ensolarado na Alemanha, conferindo ao nosso país condições favoráveis para a utilização eficiente da energia solar na geração de eletricidade por meio de painéis solares fotovoltaicos. Além disso, parte da radiação é perdida até chegar à Terra, devido aos efeitos atenuantes da atmosfera. Esses efeitos referem-se à redução da intensidade da luz solar ao atravessar as diferentes camadas atmosféricas antes de atingir a superfície terrestre. Essa atenuação é causada por diversos processos, cada um contribuindo para modificar as características da radiação solar. Os efeitos influenciam diretamente na quantidade e na qualidade da radiação solar que atinge a superfície terrestre. Esse processo de atenuação pode ter impactos em várias áreas, como meteorologia, climatologia, e até mesmo, em aplicações práticas, como na eficiência de sistemas de captação de energia solar. Compreender esses efeitos é crucial para uma avaliação precisa do potencial energético solar em diferentes regiões e para o desenvolvimento de tecnologias eficientes de aproveitamento dessa fonte de energia renovável.

Downloads

Download data is not yet available.

References

R. S. M. Jafelice A. M. A. Bertone e R. C. Bassanezi. “Modelagem Matemática”. Em: Universidade Federal de Uberlândia (2019).

A. M. Maroja e I. F. Costa. “Astronomia diurna: medida da abertura angular do Sol e da latitude local”. Em: Revista Brasileira de Ensino de Física (2018). doi:10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0301.

F. R. Martins. “Atlas brasileiro de energia solar”. Em: Repositório Institucional da Universidade Federal de São Paulo (2017). doi:10.34024/978851700089.

Published

2025-01-20