Comparação entre os métodos de Newton-Raphson, Secante e Müller
para determinação de raízes de funções
Keywords:
Métodos Numéricos, Newton-Raphson, Secante, Müller, Raízes de FunçõesAbstract
O desafio na modelagem matemática não se resume apenas à criação do modelo mais abrangente, mas também à elaboração de um modelo simples e eficiente que incorpore as principais características do fenômeno em estudo. A busca de raízes de funções polinomiais são exemplos de problemas matemáticos que podem ser resolvidos por métodos numéricos, oferecendo uma alternativa aos métodos analíticos, principalmente nos casos em que o polinômio possui grau mais elevado. Este estudo compara as soluções encontradas pelos métodos de Newton-Raphson, Secante e Müller, analisando a quantidade de iterações, o tempo de processamento e a convergência das raízes das funções.
Downloads
References
L.C. Barroso e M. M. A. Barroso. Cálculo Numérico (com aplicações). 2a. ed. São Paulo: Harbra, 1987.
D. M. Flemming e M. B. Gonçalves. Cálculo A: Funções, Limite, Derivação e Integração. 6a Ed. São Paulo: Pearson Educación, 2007.
N. B. Franco. Cálculo Numérico. 2a Ed. Pearson Prentice Hall, 2006.
M.A.G. Ruggiero e V.L.R Lopes. Cálculo Numérico: Aspectos Teóricos e Computacionais. 2a Ed. São Paulo: Makron Books, 1997.