Esquema colaborativo de resolução de problemas
Keywords:
Resolução de Problemas, Ensino Colaborativo, Cálculo 1, Pré-Cálculo, UERJAbstract
É evidente a existência de um problema quando se observam os altos índices de reprovação na disciplina de Cálculo 1. Esta questão tem sido objeto de debate em várias regiões do Brasil. Lopes identificou as problemáticas associadas ao alto índice de reprovação em Cálculo 1 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vinte e um anos depois, Veríssimo realizou uma pesquisa para analisar a perspectiva dos alunos sobre as reprovações em Cálculo na Universidade Estadual da Paraíba. O primeiro apontou que o problema está diretamente correlacionado com o nível de maturidade matemática com o qual os estudantes ingressam na faculdade, enquanto o segundo concluiu que são necessárias mudanças na estrutura do ensino de Cálculo para evitar altas taxas de reprovação e desistência. No entanto, a defasagem no aprendizado da matemática básica é consensualmente apontada como uma das principais causas do mau desempenho dos alunos em Cálculo. Aproveitando iniciativa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) de lançar o projeto de prodocência, que busca articular o ensino de graduação à prática profissional dos alunos, está sendo oferecido pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME/UERJ) um curso de Pré-Cálculo para os estudantes da UERJ, visando diminuir a defasagem de conhecimento matemático necessário para a aprovação em Cálculo 1. Este curso, iniciado em 2023, tem suas aulas preparadas e ministradas pelos cinco bolsistas do projeto, sob a orientação da professora coordenadora. Os assuntos matemáticos abordados envolvem tópicos fundamentais para o ensino de Cálculo, tais como o conceito de função, com o estudo de domínio, imagem e gráfico, além das principais funções reais de uma variável real, presentes nas aulas de Cálculo (funções afim, quadrática, exponencial, logarítmica, trigonométricas).
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References
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