Simulação numérica direta do escoamento turbulento em um canal a Reτ = 180

Authors

  • Wolney D. P. Neto Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Felipe Pinheiro Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Gabriel P. G. Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Leandra I. Abreu Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Keywords:

Escoamento turbulento, Simulação numérica direta, Canal, Reynolds de fricção

Abstract

O escoamento turbulento em um canal é caracterizado por movimentos caóticos e imprevisíveis das partículas de fluido. Essa turbulência surge devido a diferenças na velocidade do fluido em diferentes partes do canal, resultando em movimentos de mistura e redistribuição de energia cinética. A presença de turbulência pode afetar significativamente o transporte de sedimentos, a dissipação de energia e a eficiência de processos de mistura. Compreender e modelar adequadamente o comportamento do escoamento turbulento é essencial em diversas aplicações, desde o design de sistemas de canalização até a previsão de fenômenos naturais como enchentes e erosão fluvial. A simulação numérica direta (DNS, sigla do termo em inglês) é uma simulação em dinâmica dos fluidos computacional (CFD) na qual as equações de Navier-Stokes são resolvidas numericamente sem qualquer modelo de turbulência. Isto significa que toda a gama de escalas espaciais e temporais da turbulência é resolvida. A DNS foi utilizada no presente trabalho para simular um escoamento incompressível, em regime turbulento em um canal a Reynolds de fricção Reτ = 180.

Downloads

Download data is not yet available.

References

L. I. Abreu, A. V. G. Cavalieri, P. Schlatter, R. Vinuesa e D. S. Henningson. “Resolvent modelling of near-wall coherent structures in turbulent channel flow”. Em: International Journal of Heat and Fluid Flow 85 (2020), p. 108662.

L. I. Abreu, A. V. G. Cavalieri, P. Schlatter, R. Vinuesa e D. S. Henningson. “Spectral proper orthogonal decomposition and resolvent analysis of near-wall coherent structures in turbulent pipe flows”. Em: Journal of Fluid Mechanics 900 (2020), A11.

G. Eitel-Amor, R. Örlü e P. Schlatter. “Simulation and validation of a spatially evolving turbulent boundary layer up to Reθ= 8300”. Em: International Journal of Heat and Fluid Flow 47 (2014), pp. 57–69.

S. B. Pope. Turbulent Flows. 1a. ed. New York: Cambridge University Press, 2000. isbn: 9780521598866.

Published

2025-01-20