Uma proposta de ensino de conceitos algébricos através da programação em Python
Keywords:
Álgebra, Programação, Ensino Fundamental, Python, Educação MatemáticaAbstract
A Álgebra desempenha um papel essencial no Ensino Fundamental, já que esta desenvolve o pensamento abstrato, é a base para disciplinas avançadas como Geometria, Trigonometria e Cálculo, auxilia na resolução de problemas do mundo real, promove o raciocínio lógico, além de servir como ferramenta para a vida profissional. No entanto, muitos estudantes enfrentam dificuldades para compreender determinados conceitos devido a sua natureza mais abstrata, uma vez que deixa-se de trabalhar com números concretos para lidar com o pensamento algébrico, que envolve símbolos e variáveis para representar números desconhecidos. A falta de conexão da Álgebra com os temas da vida prática acaba gerando menos motivação por parte de alguns alunos, para aprenderem seus conceitos. Buscando uma abordagem alternativa e tecnológica, a programação de computadores pode ser uma grande aliada no ensino e aprendizagem de conceitos da Álgebra, já que a programação requer habilidades de pensamento abstrato e lógicos semelhantes aos necessários para a modelagem e resolução de problemas algébricos, por meio de variáveis e suas diferentes formas de representação. Além disso, é capaz de proporcionar aquisição, fixação e aplicação de outros temas matemáticos como algoritmos, conjuntos numéricos, trabalhar com aproximações, ideias de funções e padronização, constituindo assim uma forma mais tangível de compreensão desses conceitos.
Downloads
References
Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
V. M. Kenski. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2008. ISBN: 978-8530808280.
S. Papert. LOGO: computadores e educação. 3a. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. ISBN: 8511270019.