Aplicação dos modelos de Malthus e Verhulst no cálculo da população de Alagoas de anos não recenseados
uma relação entre teoria e prática
Keywords:
Modelos populacionais, Malthus, Verhulst, Alagoas, dinâmica populacionalAbstract
Modelos populacionais são muito importantes para a previsão de suas dinâmicas. A partir deles são desenvolvidas estratégias para atender demandas da sociedade, como planejamentos econômicos e sociais. Como ferramentas da modelagem, estimam o crescimento ou o declínio de diversos tipos de população. Neste contexto, apresentamos os resultados de uma pesquisa exploratória que, objetivando apresentar aos estudantes da área de exatas relações entre teoria e prática, analisou a dinâmica populacional de Alagoas de 1950 a 2010 para estimar a sua população em 1990 e 2020, anos em que não ocorreu o censo oficial. Para isto utilizamos o modelo de Malthus e o modelo de Verhulst.
Downloads
References
R. C. Bassanezi. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 1a. ed. Campinas: Contexto, 2002.
F. Chein. Introdução aos modelos de regressão linear: um passo inicial para compreensão da econometria como uma ferramenta de avaliação de políticas públicas. Brasília: Enap, 2019.
IBGE. Banco de tabelas estatísticas. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br.
A. N. C. F. Pinheiro. “Modelos de crescimento populacional – teoria e aplicação a dados demográficos de São Tomé e Príncipe”. Dissertação de mestrado. Faculdade De Ciências, Departamento de Estatística e Investigação Operacional, Universidade de Lisboa, 2021.