Um modelo SIS com concientização da população
Keywords:
Modelo SIS, comportamento humano, doenças infecciosas, bifurcação, controle de epidemiasAbstract
O comportamento humano desempenha um papel muito importante na propagação de doenças infecciosas. Na fase inicial de uma epidemia as pessoas, em geral, não estão informadas sobre a doença, mas à medida que as informações se espalham, elas tomam medidas para reduzir suas chances de se tornarem infectadas. Isto torna-se particularmente necessário frente a uma doença desconhecida tal como ocorreu na pandemia causada pelo Coronavírus no início de 2020. O principal objetivo deste trabalho é estudar os efeitos da mudança de comportamento das pessoas na propagação de uma doença infecciosa. Propomos um modelo epidemiológico do tipo SIS que considera mudanças no comportamento dos indivíduos de acordo com a percepção que eles têm da doença. O modelo inclui duas classes de suscetíveis: inconscientes (S1) e conscientes (S2) em relação à doença. As mudanças de comportamento são representadas por uma transição entre essas duas classes.
Downloads
References
D. A. B. González. “Effects of preventive behavioral changes on the dynamics of infectious diseases”. Tese de doutorado. CIMAT - México, 2022.
K. P. Hadeler e P. Driessche. “Backward bifurcation in epidemic control”. Em: Mathematical Biosciences 146 (1997), pp. 15–35. doi:10.1016/S0025-5564(97)00027-8.