Técnicas de projeto de controladores para uma suspensão ativa
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0127Keywords:
Suspensão Ativa, Controle Fuzzy, Realimentação de Estados, Observador de Ordem Completa, Skyhook, LQR.Abstract
Este trabalho foca-se na simulação, implementação e comparação de quatro técnicas de controle aplicadas a um quarto do sistema de suspensão ativa com dois graus de liberdade, Figura 1, sistema de suspensão ativa da Quanser. O modelo da suspensão ativa consiste em duas massas, cada uma delas é sustentada por uma mola e um amortecedor. Uma das massas representa um quarto da massa da carroceria ( ) e a outra representa a roda ( ). Entre as massas, localiza-se a suspensão ativa, que é representada por uma mola, um atuador (um servomotor) e um amortecedor. Uma mola e um amortecedor posicionados paralelamente simulam a rigidez do pneu em contato com o solo [2]. Para a representação da força presente em cada elemento da suspensão foi utilizado o deslocamento relativo, onde a constante da mola ( ) multiplicada pelo deslocamento relativo entre a carroceria ( ) e a roda ( ) representa a força da mola e a constante de amortecimento do amortecedor ( ) multiplicado pela diferença relativa entre a velocidade da carroceria ( ) e da roda ( ) representa a força do amortecedor. A representação da força dos pneus pode ser feita usando um sistema igual ao de uma suspensão passiva, amortecedor passivo ( ) mais uma mola ( ), assim, a representação da força devido à rigidez do pneu é dada pela diferença entre a posição ( ) e a velocidade das irregularidades da pista ( ) e da roda. Obtendo, assim, a representação por variáveis de estado [...].Downloads
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Published
2015-08-25
Issue
Section
Controle e Teoria de Sistemas