Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

Autores

  • Fernanda dos Santos Garcia
  • Eliete Biasotto Hauser

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0398

Palavras-chave:

Cadeia de Markov, IDEB, Autovalores, Análise espectral.

Resumo

Neste trabalho aplicamos a teoria das Cadeias Finitas de Markov nos dados, referentes aos anos de 2005 a 2011, disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para descrever o comportamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) relativo às séries iniciais do Ensino Fundamental dos municípios do estado do Rio Grande do Sul. Consideramos o período de transição de 2 anos e os resultados obtidos foram comparados com [1], cuja análise utilizou com único período de transição de 6 anos. Na tabela 1, classificamos as notas (N) do IDEB que as escolas públicas e municipais de educação básica obtiveram em 2005, 2007, 2009 e 2011 [...]

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Publicado

2015-08-25

Edição

Seção

Modelagem Matemática e Aplicações