A Matemática no Mundo: em homenagem ao Fábio Dadam

Autores

  • Adriano Verdério UTFPR
  • Marlus Rudi Saade UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2021.008.01.0342

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Recursos Tecnológicos, Google Maps, Google Street View, Google Earth

Resumo

A pandemia e a revolução tecnológica pela qual estamos passando nos impulsionam a buscar novas formas de ensino. Os filósofos peripatéticos tinham por princípio ensinar por meio da observação da natureza. Os livros didáticos suprem essa abordagem por meio de ilustrações retiradas de laboratórios, de lugares e construções, entre outros. Com a internet, no entanto, estão disponíveis aos professores e alunos ferramentas cada vez mais poderosas com o intuito de produzir essa experiência local, mesmo que a distância. Entre elas estão as ferramentas de mapeamento do Google: Google Maps, Google Street View e Google Earth. Neste artigo apresentamos possibilidades para a aplicabilidade das ferramentas de mapeamento do Google para o ensino de Matemática. Esperamos com isso fomentar um método, à semelhança dos peripatéticos, onde o estudante é levado a construir o conhecimento a partir da observação. Este trabalho é todo desenvolvido à partir de um dos últimos trabalhos de Fábio Dadam, um professor incrível e apaixonado por ensinar, que infelizmente perdeu a batalha contra a COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Trabalhos Completos