Aplicação do Teste Qui-Quadrado sobre a associação entre proficiência em matemática e fatores socioeconômicos: uma abordagem com dados do SARESP
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2021.008.01.0372Palabras clave:
Teste Qui-Quadrado, Proficiência em Matemática, Escolaridade da Mãe, Renda Familiar, SARESPResumen
O presente estudo tem por objetivo apresentar uma aplicação do teste Qui-Quadrado para comprovar a existência de associação entre a proficiência em matemática do aluno com fatores socioeconômicos, tais como escolaridade dos pais e renda familiar. Para tanto, foram consideradas as notas dos alunos matriculados na 3^ série do Ensino Médio da rede estadual de educação, obtidas em matemática no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) de 2019. Os resultados empiricamente obtidos a partir do teste Qui-Quadrado mostram que, ao nível de significância de 1%, a proficiência em matemática está associada às variáveis escolaridade materna e renda familiar.
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