Doce Estatística: análise da distribuição de cores do confeito M&M ® utilizando Python

Autores

  • Matheus C. de Souza
  • Marcos W. S. Oliveira
  • Rosemeire A. Rosa Oliveira
  • Rosemeire A. Rosa Oliveira
  • Eder A. Milani
  • Amanda Buosi Gazon

Resumo

Este trabalho descreve um experimento de levantamento e análise de dados adaptável para sala de aula, ações de extensão e eventos, como feiras científicas. O levantamento consiste na contagem de confeitos disponíveis no mercado, organizando-os conforme suas cores tradicionais, enquanto a análise resulta da construção de gráficos e aplicação de teste de hipótese para proporções, avaliando a distribuição de cores. Com isso, vislumbra-se auxiliar letramento [4] e divulgação científica [5] de conceitos de Matemática e Estatística. [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus C. de Souza

Grupo de Pesquisa em Matemática Científica e Computacional, Instituto Federal de São Paulo IFSP-SJC

Marcos W. S. Oliveira

Grupo de Pesquisa em Matemática Científica e Computacional, Instituto Federal de São Paulo IFSP-SJC

Rosemeire A. Rosa Oliveira

Grupo de Pesquisa em Matemática Científica e Computacional, Instituto Federal de São Paulo IFSP-SJC

Rosemeire A. Rosa Oliveira

Grupo de Pesquisa em Matemática Científica e Computacional, Instituto Federal de São Paulo IFSP-SJC

Eder A. Milani

IME/UFG, Goiânia, GO

Amanda Buosi Gazon

DEs/UFSCar, São Carlos, SP

Referências

C. Attico. “Alfabetização Científica: uma possíbilidade para a inclusão social”. Em: Revista Brasileira de Educação 22 (2003), pp. 89–100.

W. D. C. Bueno. “Jornalismo científico: revisitando o conceito”. Em: Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável (2009), pp. 157–178.

L. S. Canaes et al. “Using Candy Samples To Learn about Sampling Techniques and Statistical Data Evaluation”. Em: Journal of Chemical Education 8 (2008), pp. 1083–1088.

D. Motta-Roth. “Letramento científico: sentidos e valores”. Em: Revistas notas de pesquisa 1 (2011), pp. 12–25.

A. Sarita. “Divulgação científica: informação científica para cidadania”. Em: Ciência da Informação 25 (1996), pp. 396–404.

SCIPY. Numpy and Scipy Documentation. Online. Acessado em 01/03/2021, https: //docs.scipy.org/doc/.

S. K. Thompson. “Sample Size for Estimating Multinomial Proportions”. Em: The American Statistician 41 (1987), pp. 42–46. [8] M. F. Triola. Elementary Statistics. 10a. ed. Pearson, 2007. isbn: 0321331834.

Downloads

Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Resumos