Modelagem Matemática do Problema de Dimensionamento da Frota de Guinchos de uma Seguradora
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0277Palabras clave:
Dimensionamento de frota, Cluster, Modelagem Matemática, Método Exato (MILP).Resumen
Este trabalho apresenta um modelo matemático para a definição de quantos guinchos de cada um dos n tipos, com diferentes parâmetros, seriam necessários e onde (work areas) eles deveriam ser alocados para atender a demanda do período t + m no menor custo. Em especial, abordou-se um problema real apresentado por uma empresa do ramo, que possui 5 tipos de guinchos a serem distribuídos em 37 work areas. Os guinchos dos tipos 1 até 4, denominados de parceiros, deveriam atender um mínimo de demandas. Os guinchos do tipo 5, denominados de prestadores avulsos, tinham um limite permitido máximo de p% da frota, mas não possuíam um limite mínimo de atendimento. A abordagem garantiu que o dimensionamento da frota respeitasse as condições operacionais impostas. No entanto, sugere-se que o modelo apresentado seja utilizado apenas para o dimensionamento da frota e não para decisões operacionais diárias. A resolução utilizou método exato (MILP) com GAP de 0,01%. O modelo foi implementado utilizando o framework PYOMO e resolvido utilizando o solver GUROBI.
Descargas
Citas
G. Dantzig e J. H. Ramser. “The truck dispatching problem”. Em: Management science 6.1 (1959), pp. 80–91.
M. Flood. “The traveling-salesman problem”. Em: Operations research 4.1 (1956), pp. 61– 75.
F. Gzara e D. Lu. “The robust vehicle routing problem with time windows: Solution by Branch and Price and Cut”. Em: European Journal of Operational Research 275.3 (2019), pp. 925–938.
G. Laporte. “Fifty years of vehicle routing”. Em: Transportation science 43.4 (2009), pp. 408–416.
P. Toth e D. Vigo. Vehicle Routing: Problems, Methods, and Applications. Second Edition. Society for Industrial e Applied Mathematics (SIAM), 2014