Um Estudo de Gênero a partir da Distribuição de Bolsas do Programa Universidade para Todos

Autores

  • Marilaine Colnago
  • Camila F. Lages
  • Helen S. Picoli
  • Giovana A. Benvenuto
  • Thalita Benicio Ghetti
  • Wallace Casaca

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0318

Palavras-chave:

STEM, Ensino Superior, Prouni, Políticas Públicas, Estudo de Gênero.

Resumo

Por muito tempo as mulheres sofreram uma grande exclusão em diversas áreas, tanto no que diz respeito ao acesso à educação quanto em relação a inserção no mercado de trabalho, visto que estudar e “trabalhar fora” eram atividades restritas aos homens, por isso pouquíssimas chegavam ao ensino superior. Pesquisas educacionais e científicas relacionando gênero e educação começaram a ganhar espaço somente em meados dos anos de 1990, com o crescimento de reivindicações de políticas públicas visando a criação de medidas contra a discriminação da mulher. Nesta linha, o presente trabalho tem como objetivo investigar como políticas públicas no âmbito do ensino superior  impactam no acesso à universidade, no que diz respeito a composição de gênero em paralelo às áreas  do conhecimento tidas como masculinas, como é o caso das STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática). Dentro deste recorte, foram analisados os bancos de dados do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Governo Federal, que visa oferecer bolsas de  estudos parciais e integrais em instituições superior, entre os anos de 2011 e 2020. O estudo mostrou  que a ocupação de bolsas femininas em STEM foram menores em todos os anos, mesmo as mulheres sendo maioria na ocupação geral das bolsas.

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Biografia do Autor

Marilaine Colnago

ICMC/USP, São Carlos, SP

 

Camila F. Lages

ICMC/USP, São Carlos, SP

 

Helen S. Picoli

ICMC/USP, São Carlos, SP

 

Giovana A. Benvenuto

FCT/UNESP, Presidente Prudente, SP

Thalita Benicio Ghetti

ECA/USP, São Paulo, SP

Wallace Casaca

FEC/UNESP, Rosana, SP

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Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Trabalhos Completos