Números Irracionais na Educação Básica: uma abordagem computacional

Autores/as

  • Teodora Pinheiro Figueroa

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0280

Palabras clave:

Números Irracionais, Educação Básica, Didática da Matemática, Abordagem Computacional, Iteração do Ponto Fixo

Resumen

Este trabalho se refere a um recorte de um projeto de pesquisa que tem como foco o desenvolvimento de situações didáticas sobre a temática "Números Irracionais"na Educação Básica. Apresentamos uma situação didática a respeito de uma abordagem computacional para a aproximação da raiz quadrada de dois, tendo como pano de fundo a Iteração do Ponto Fixo. A situação didática foi aplicada na disciplina de Didática da Matemática, para os alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco.A aplicação da situação didática, as discussões e os resultados foram satisfatórios, os quais são relatados em detalhes neste trabalho.

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Biografía del autor/a

Teodora Pinheiro Figueroa

UTFPR, Pato Branco, PR

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Publicado

2022-12-08

Número

Sección

Trabalhos Completos