Aplicação da Robótica na Matemática

Autores/as

  • Fernanda C. Nascimento
  • Cristina C. de Oliveira

Resumen

Este artigo traz um relato de experiência de como as aulas de robótica, alinhadas a abordagens de conceitos matemáticos e raciocínio lógico para alunos do ensino médio, podem proporcionar uma aprendizagem significativa e motivadora, por meio de uma sequência didática envolvendo a montagem e programação de robôs, estimulando o interesse pela matemática e desenvolvendo com- petências relacionadas à criatividade. O processo de ensino-aprendizagem da matemática sempre foi desafiador para muitos professores e alunos. Com o avanço da pandemia, implementou-se o isolamento social, e com isso, as aulas presenciais foram suspensas. Com a estrutura das aulas remotas, o processo de ensinar e aprender sofreu um grande impacto negativo, em especial, as áreas de exatas. Para auxiliar, de forma prática, neste processo de retomada das aulas presenciais e, principalmente, no resgate dos conteúdos abordados durante a pandemia, a proposta deste trabalho é de investir nas Metodologias Ativas (MA) como recurso didático pedagógico. [...]

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda C. Nascimento

IFAP, Macapá, AP

Cristina C. de Oliveira

IFAP, Macapá, AP

Citas

F. A. Mendes. O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Online. Acessado em 10/03/2023, https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/16099/1/FAGM15022018.pdf.

L. S. Silva e R. N. Oliveira. ROBÓTICA EDUCACIONAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Online. Acessado em 10/03/2023, https://repositorio.ifg.edu.br/bitstream/prefix/1282/1/tcc_lucas_santos_silva_e_raquel_nascimento_oliveira.pdf.

Publicado

2023-12-18

Número

Sección

Resumos