Uma Aplicação do Modelo AMMI para Avaliar a Produtividade de Milho em Vários Ambientes

Autores/as

  • Maria L. S. Belini
  • Alessandra Q. Silva
  • Luciano A. Oliveira
  • Elias S. Medeiros
  • Carlos P. Silva

Resumen

Modelos lineares-bilineares têm sido amplamente utilizados em programas de melhoramento genético e ensaios agronômicos de maneira geral [1]. Dentre esses modelos o de efeitos principais aditivos e interação multiplicativa (AMMI) é o mais popular, possuindo ampla aplicabilidade para a análise de conjuntos de dados provenientes de ensaios multiambientais (MET) e oferecendo mais possibilidades para o estudo da interação entre genótipos e ambientes (GE), que representa grande dificuldade para seleção e recomendação de melhores cultivares [2, 3]. [...]

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Biografía del autor/a

Maria L. S. Belini

FACET/UFGD, Dourados, MS

Alessandra Q. Silva

FACET/UFGD, Dourados, MS

Luciano A. Oliveira

FACET/UFGD, Dourados, MS

Elias S. Medeiros

FACET/UFGD, Dourados, MS

Carlos P. Silva

DES/UFLA, Lavras, MG

Citas

Carlos Pereira da Silva, Luciano Antonio de Oliveira, Joel Jorge Nuvunga, Andrezza Kéllen Alves Pamplona e Marcio Balestre. “A Bayesian shrinkage approach for AMMI models”. Em: Plos one 10.7 (2015), e0131414.

Hugh G Gauch Jr. “A simple protocol for AMMI analysis of yield trials”. Em: Crop Science 53.5 (2013), pp. 1860–1869.

Luciano Antonio de Oliveira, Carlos Pereira da Silva, Joel Jorge Nuvunga, Alessandra Querino Da Silva e Marcio Balestre. “Credible intervals for scores in the AMMI with random effects for genotype”. Em: Crop Science 55.2 (2015), pp. 465–476.

HP Piepho. “Robustness of statistical tests for multiplicative terms in the additive main effects and multiplicative interaction model for cultivar trials”. Em: Theoretical and Applied Genetics 90 (1995), pp. 438–443.

PL Cornelius, M Seyedsadr e J Crossa. “Using the shifted multiplicative model to search for “separability” in crop cultivar trials”. Em: Theoretical and Applied Genetics 84 (1992), pp. 161–172.

Publicado

2023-12-18

Número

Sección

Resumos