Breve introdução aos Códigos Quânticos Corretores de Erros
Resumen
O início da trajetória da computação quântica e da informação quântica ocorreu no virar do século XX. Foi nos primeiros anos da década de 1980 que começaram a surgir as primeiras conexões formais entre a mecânica quântica e a computação, dando origem a um campo de pesquisa completamente novo.[1] Na informação quântica, o qubit, em vez do tradicional bit, é utilizado como unidade básica de informação. O diferencial desse sistema alternativo é a sua capacidade de permitir a coerente superposição dos dígitos binários zero e um, que formam a base de toda a computação. Ao contrário do bit convencional, que só pode assumir um valor por vez, um qubit pode ser simultaneamente zero e um, e ainda em proporções distintas. [...]
Descargas
Citas
M. A. Nielsen e I. Chuang. Quantum computation and quantum information. 2002.
C.D. Albuquerque. “Análise e construção de códigos quânticos topológicos sobre variedades bidimensionais”. Tese de doutorado. FEEC-UNICAMP, 2009.
W. Gazzoni. “Estudo do emaranhamento quântico com base na teoria de codificação clássica”. Tese de doutorado. Tese de doutorado. FEEC-UNICAMP, 2008.
L. B. Lima. “Contribuições em codifcação no espaço projetivo e proposta de códigos quânticos de subespaços na Grassmanniana”. Tese de doutorado. FEEC-UNICAMP, 2017.
C.D. Albuquerque, R. Palazzo Jr e E.B. Silva. “Topological quantum codes on compact surfaces with genus g 2”. Em: Journal of Mathematical Physics 50.2 (2009), p. 023513.