Empregando tecnologias digitais para relacionar os números metálicos às medidas das diagonais de polígonos regulares

Autores/as

  • Olga H. Saito Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Rudimar L. Nós Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Jessica A. Schifler Escola Municipal de Educação Básica Avencal São Sebastião

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0387

Palabras clave:

BNCC, Ensino de matemática, Média metálica, Planilhas Google, Números irracionais, GeoGebra

Resumen

Neste trabalho, apresentamos uma proposta de atividades para relacionar os números metálicos às medidas das diagonais dos polígonos regulares. No planejamento das atividades, aplicadas a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na zona rural do município de Mafra, Santa Catarina, utilizamos tecnologias digitais como o GeoGebra e as Planilhas Google. Concluímos que estes aplicativos são excelentes ferramentas para estimular o senso investigativo dos(as) estudantes acerca da relação dos números metálicos com os polígonos regulares, e que as atividades propostas estão em conformidade com o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de matemática.

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Biografía del autor/a

Olga H. Saito, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Rudimar L. Nós, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Jessica A. Schifler, Escola Municipal de Educação Básica Avencal São Sebastião

Professora na Escola Municipal de Educação Básica Avencal São Sebastião.

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Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Trabalhos Completos