Atividades dinâmicas e interativas para aprendizado das propriedades reflexivas das cônicas

Autores/as

  • Nara Bobko Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Leonardo Antonio Borgo Colégio Estadual Teotônio Vilela

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0354

Palabras clave:

Propriedades de Reflexão das Cônicas, Recursos tecnológicos e computacionais, Ensino de matemática, GeoGebra

Resumen

Este trabalho apresenta atividades educacionais destinadas a estudantes da educação básica, desenvolvidas com o objetivo de facilitar a compreensão das propriedades de reflexão das cônicas. Utilizando a plataforma interativa GeoGebra, as atividades são dinâmicas, estimulando a aprendizagem ativa, exploratória e lúdica dos estudantes, em conformidade com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Cada atividade aborda a propriedade de reflexão de uma das cônicas, oferecendo um breve embasamento teórico, descrição prática e aplicações no cotidiano, enriquecendo e facilitando a compreensão dos estudantes sobre as propriedades de reflexão da elipse, da hipérbole e da parábola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nara Bobko, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, especialista em ensino de matemática utilizando recursos tecnológicos.

Leonardo Antonio Borgo, Colégio Estadual Teotônio Vilela

Professor no Colégio Estadual Teotônio Vilela, com foco em ensino de matemática e uso de tecnologias educacionais.

Citas

L. A. Borgo. “Livro dinâmico interativo para aprendizado de seções cônicas e suas propriedades de reflexão”. Dissertação de mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023.

L. A. Borgo e N. Bobko. Aprendendo seções cônicas e suas propriedades de reflexão. Acessado em 23/04/2024, http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742314.

C. B. Boyer e U. C. Merzbach. História da matemática. Editora Edgard Blucher, 2002.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Online. Acessado em 04/03/2024, http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Brasília.

R. Duval e M. Thadeu. “Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento”. Em: REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática 7.2 (2012), pp. 266–297.

GeoGebra. GeoGebra. Online. Acessado em 27/02/2024, https://www.geogebra.org/.

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Trabalhos Completos