Desconstruindo estereótipos de gênero

relato de experiência na região do Cariri Cearense

Autores/as

  • Erica B. Batista Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Allana K. L. S. Pereira Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Clarice D. Albuquerque Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Laura H. I. Leite Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Leandro S. Tavares Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Valdinês L. S. Júnior Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0375

Palabras clave:

Gênero, Equidade, STEM

Resumen

Atualmente, enfrentamos notáveis disparidades de gênero nas áreas STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com baixa participação das mulheres, tanto no Brasil quanto globalmente. A promoção da igualdade de gênero nessas esferas é impulsionada pela emergência de exemplos inspiradores de mulheres assumindo papéis historicamente associados aos homens. O projeto MC²: Mulheres Cientistas no Cariri busca divulgar pesquisas de cientistas mulheres nas áreas STEM na região do Cariri Cearense, compartilhando experiências e desafios para inspirar futuras profissionais. Além de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, notadamente Educação de Qualidade (ODS4) e Igualdade de Gênero (ODS5), o projeto promove liderança feminina, igualdade de gênero e um ambiente inclusivo nas STEM, impactando positivamente os estudantes alcançados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erica B. Batista, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Pesquisadora na Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Allana K. L. S. Pereira, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Pesquisadora na Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Clarice D. Albuquerque, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Pesquisadora na Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Laura H. I. Leite, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Pesquisadora na Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Leandro S. Tavares, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Pesquisador na Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Valdinês L. S. Júnior, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Pesquisador na Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Citas

M. D. Kleijn, B. Jayabalasingham, H. J. Falk-Krzesinski, T. Collins, L. Kuiper-Hoyng, I. Cingolani, J. Zhang, G. Roberge, G. Deakin, A. Goodall, K. B. Whittington, S. Berghmans, S. Huggett e S. Tobin. “The Researcher Journey Through a Gender Lens: An Examination of Research Participation, Career Progression and Perceptions Across the Globe.” Em: Elsevier (2020).

K. K. Myers, L. S. J. Jahn, B. M. Gaillianr e K. Stoltzfus. “Vocational Anticipatory Socialization (VAS): A Communicative Model of Adolescent’s Interests in STEM”. Em: Management Communication Quarterly (2011), pp. 87–120. doi: 10.1177/0893318910377068.

Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Online. Acessado em 23/04/2024, https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000264691.

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Trabalhos Completos