Explorando o princípio das casas dos pombos no ensino médio

proposta de uma atividade

Autores/as

  • Jônathas Douglas Santos de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Luiz Fernando Bento Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Marcos Henrique Caetano Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Dênis E. C. Vargas Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0398

Palabras clave:

Princípio das Gavetas, Casas dos Pombos, Ensino Médio

Resumen

Este artigo consiste em oferecer uma proposta de atividade e material de apoio destinado à disciplina de Núcleo e Inovação Matemática, ministrada em algumas escolas do estado de Minas Gerais no contexto do Novo Ensino Médio, com enfoque central no ensino do Princípio das Casas dos Pombos, também conhecido como Princípio das Gavetas. As atividades têm o intuito de instigar os estudantes a aprimorarem suas habilidades de escrita matemática por meio da descoberta de generalizações relacionadas à contagem, empregando processos dedutivos, bem como aprimorar as habilidades de interpretação dos alunos, contribuindo para uma melhor compreensão e resolução de problemas matemáticos, entre outras potenciais habilidades a serem desenvolvidas.

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Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Trabalhos Completos