Dinâmica entre espécies
uma análise do Modelo Lotka-Volterra
Palabras clave:
Modelagem matemática, Equações diferenciais, Dinâmica de populações, Modelo de Lotka-Volterra, Interação predador-presaResumen
A modelagem matemática pode ser entendida como o processo de traduzir problemas reais através de equações matemáticas, permitindo a análise, e até mesmo a previsão de fenômenos complexos. Destaca-se a modelagem de equações diferenciais, que envolvem derivadas de uma ou mais variáveis dependentes relacionadas a variáveis independentes. Ao abordarmos de equações diferenciais é importante ressaltarmos que elas são excelentes ferramentas matemáticas, sendo essenciais para descrever o comportamento de sistemas dinâmicos, além de processos que evoluem ao longo do tempo. Esse conceito tem inúmeras aplicações em diversas áreas, desde a física até a biologia. Na biologia, por exemplo, as equações diferenciais são empregadas para descrever o crescimento de populações, e até mesmo a competição entre espécies. As interações entre espécies e organismos em seus habitats podem resultar no aumento de uma espécie, levando a expansão da população de predadores devido ao aumento de alimentos e, consequentemente, á redução da população de presas devido á predação. Essa dinâmica foi observada e, em 1926, o matemático italiano Vito Volterra (1860-1940), propôs um modelo simples de predação, que tinha como objetivo explicar os níveis oscilatórios na captura de peixes no Mar Adriático. Esse modelo também é conhecido como modelo de Lotka-Volterra, visto que as mesmas equações estavam sendo estudadas em 1925, por Alfred Lotka (1880-1949).
Descargas
Citas
W Boyce e R. C DiPrima. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. Vol. 10. LTC Rio de Janeiro, 2010. ISBN: 9788521627357.
T. F Cantalice. “Modelo de Lotka-Volterra com inclusão de termos perturbativos e capacitivos”. Em: Universidade Estadual Paulista (Unesp) (2012).
J. D Murray. Mathematical biology I: an introduction. Online. acesso em 27/02/2024. 2002.
R. B Pata e R. E Cara. “Modelo de Lotka-Volterra para a Dinâmica Predador-Presa”. Em: 9° SIEPE Universidade Federal do Pampa (2017), pp. 1–6.
M. M Pereira et al. “Equações Diferenciais Fracionárias com Ajuste Dimensional”. Em: Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics, v. 10, n. 1 (2023).
M Rafikov. “Notas do minicurso: aplicação dos modelos matemáticos no controle de populações”. Em: UFSC, Santa Catarina (2003).
D. G Zill e M.R Cullen. Equações Diferenciais. Volume 01. 3ª Edição. Pearson Education, 2001. ISBN: 8534612919.