Resultados numéricos dos modelos de difusão-advecção de um poluente e dispersão-migração entre duas espécies competidoras na Bacia Sedimentar da Foz do Amazonas

Autores/as

  • Vitor Hugo Muniz Oliveira Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP)
  • Daniela Ribeiro Monteiro IBMEC
  • João Frederico da Costa Azevedo Meyer Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-Unicamp)

Palabras clave:

Difusão-advecção, Dispersão-migração, Bacia Sedimentar da Foz do Amazonas, Método de Galerkin, Método Elementos Finitos, Crank-Nicolson, Matlab

Resumen

Este trabalho tem o principal objetivo apresentar os resultados numéricos de dois modelos matemáticos estudados na Dissertação de Mestrado do autor principal. Os modelos envolvem Equações Diferenciais Parciais (EDP) com termos de difusão-advecção ou dispersão-migração, discretizados pelo Método de Galerkin via Método Elementos Finitos (MEF) e pelo Método de Crank-Nicolson. A região estudada, a Bacia Sedimentar da Foz do Amazonas, foi desenvolvida no software GMSH. Os modelos foram implementados no Matlab, onde foram obtidos os resultados gráficos demonstrados. O primeiro modelo descreve a dispersão de um poluente na região, enquanto o segundo modelo refere-se à dinâmica populacional de duas espécies competidoras sob o efeito do poluente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

V. H. M. Oliveira. “Modelagem e simulações numéricas da interação de espécies na presença de um material impactante: o caso do peixe-leão (Pterois volitans) no litoral norte brasileiro”. Dissertação de mestrado. Campinas - SP: IMECC - Unicamp, 2024, p. 168.

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Resumos