Criação de um Geogebrabook para o ensino de trigonometria

Autores/as

  • Andréa G. Leite Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Jônathas D. S. de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Dênis E. da C. Vargas Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Palabras clave:

GeoGebra, Trigonometria, Ensino de Matemática, Metodologias Ativas

Resumen

A proposta deste trabalho delineia a descrição do primeiro capítulo do GeoGebrabook desenvolvido como produto educacional da dissertação "ENSINO DE TRIGONOMETRIA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA", durante o mestrado profissional de matemática - ProfMat. O tema da dissertação, assim como o produto educacional, foi cuidadosamente concebido com base na análise das dificuldades reais enfrentadas no ensino de Trigonometria no Ensino Médio, apresentando alternativas que procuram auxiliar os estudantes no desenvolvimento do protagonismo no processo de ensino e aprendizagem e na compreensão e aplicação dos conceitos trigonométricos de maneira mais eficiente. O material produzido não se restringe a um único tópico de Trigonometria, mas abrange uma variedade de temas que podem ser explorados ao longo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em consonância com as habilidades e competências preconizadas pela BNCC.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Acessado em 04/01/2024, http://basenacionalcomum.mec.gov.br. 2018.

A. Gosmatti e M. L. Panossian. “Metodologias Ativas na Educação Matemática Escolar: uma Discussão a partir da Atividade Pedagógica”. Em: Perspectivas da Educação Matemática 14.36 (2021), pp. 1–22. doi: 10.46312/pem.v14i36.12426.

A. G. Leite. “O Estudo de Trigonometria e Funções Trigonométricas com Ênfase em Metodologias Ativas utilizando o GeoGebra”. Dissertação de mestrado. Profmat, CEFET-MG, 2023.

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Resumos