Desvendando a matemática do dia a dia
uma proposta para curricularização da extensão
Palavras-chave:
Otimização matemática, Teoria dos Grafos, Curricularização da Extensão, Ensino de Matemática, MultidisciplinaridadeResumo
O que situações tão diversas quanto “instalação de unidades básicas de saúde”, “coloração de mapas”, “redes sociais”, “definição de roteiros para entrega de mercadorias”, e “fabricação de mesas e cadeiras” têm em comum? A Otimização matemática e a Teoria dos Grafos, subáreas da matemática, fornecem elementos que permitem a representação e a solução eficiente de problemas relacionados a essas situações que surgem com frequência no cotidiano da sociedade. São temas atuais e relevantes, com caráter multidisciplinar, mas que têm sido omitidos dos cursos de licenciatura em Matemática, e não estão incluídos na estrutura curricular do ensino fundamental e médio. A apresentação destes conceitos no nível pré-universitário e para o público em geral é importante para formação de pessoas aptas a entender as complexidades da sociedade com base tecnológica em que vivemos. Além disso, podem fomentar o interesse pela matemática e outras disciplinas na área de exatas.
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