Aplicação de otimização estrutural evolucionária em dispositivo de içamento de carga

Autores/as

  • Gustavo A. Lima Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Werley G. Facco Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • William S. Mello Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Palabras clave:

Otimização Estrutural, Dispositivo de Içamento, ESO, Rigidez, Capacidade de Carga

Resumen

Neste trabalho, foi feita a otimização topológica de um dispositivo de içamento de cargas de uma mineradora em Vitória, ES. O dispositivo é constituído de aço ASTM A36 e acopla o motor de uma locomotiva (pesando cerca de 20 t) em uma ponte rolante. Aplicou-se a técnica de Otimização Estrututal Evolucionária (ESO) a fim de otimizar a massa do dispositivo sem comprometer a rigidez e a capacidade de carga, comparando com os resultados obtidos em outra aplicação.

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Citas

T. R. Chandrupatla e A. D. Belegundu. Elementos Finitos. 4a. ed. Person, 2014.

R. M. Lanes. “Investigação de um método de Otimização Topológica Evolucionária desenvolvido em script”. Dissertação de mestrado. UFMG, 2013.

W. S. Mello, G. A. Lima, W. G. Facco e A. S. Moura. “Análise da geometria do dispositivo de içamento do motor diesel da locomotiva via MEF”. Em: Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics. 2023.

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Resumos