Análise de concepções de alunos sobre o ensino da matemática usando o Winplot em três níveis
fundamental II, médio e superior
Palabras clave:
Ensino de Matemática, Tecnologias Educativas, Winplot, Educação Básica, Ensino SuperiorResumen
Este trabalho é apenas o pontapé inicial no intuito de desvendar os desafios e as possibilidades da inserção de novas tecnologias na sala de aula, especialmente a utilização do software Winplot (gratuito e de fácil instalação/execução) no ensino da matemática nos três níveis de ensino, o Fundamental II, o Médio e o Superior. Um exemplo de uso do aplicativo que está entre as sequências de ensino do referido estudo, é a utilização do conteúdo determinação de máximos e mínimos locais de funções polinomiais entre os alunos cursando a disciplina Cálculo Diferencial e determinação de raízes reais de equações polinomiais entre os alunos do 3ª Série do Ensino Médio.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 2018.
M. C. R. Frota e O. Borges. Perfis de entendimento sobre o uso de tecnologia na educação matemática. UFMG e Puc Minas. GT: Educação matemática, n. 19. CNPq. Disponível em: http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_27/perfis.pdf. Acesso em: 23 de Dezembro de 2012. 2008.
A. C. Silva, L. V. Santos e W. de A. Soares. Utilização do Winplot Como Software Educativo Para o Ensino de Matemática. Revista Diálogos n.° 6 – Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade – UPE/Faceteg – Garanhuns/PE. Disponível em: http://www.orfeuspam.com.br/Periodicos_JL/Dialogos/Dialogos_6/Dialogos_6_Willames_Adriano_Luciana.pdf. Acesso em: 03 de Janeiro de 2013. 2012.