Uma abordagem da criptografia com tecnologia para o aprimoramento da aprendizagem de funções polinomiais
Palabras clave:
Criptografia, Funções Polinomiais, Educação Matemática, Python, Ensino MédioResumen
Muitas vezes profissionais da área da educação em matemática deparam-se em determinar quais estratégias pedagógicas necessitam ser mantidas ou renovadas na intenção de proporcionar práticas educativas eficientes e eficazes que sejam incentivadoras no aprendizado de matemática. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem para o aprimoramento do conhecimento sobre funções matemáticas, utilizando a criptografia como ferramenta pedagógica e a linguagem de programação Python para automatizar o processo. A proposta está direcionada a estudantes do ensino médio e é baseada na BNCC e no Pensamento Computacional, explorando a codificação e decodificação de mensagens utilizando funções afim e quadrática, demonstrando a aplicação prática desses conceitos matemáticos e desenvolvendo habilidades de resolução de problemas.
Descargas
Citas
V. M. C. Fiarresga. “Criptografia e matemática”. Dissertação de mestrado. Universidade de Lisboa (Portugal), 2010.
E. A. S. Pontes et al. “Criptografia em Funções Polinomiais: Um Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica”. Em: The Journal of Engineering and Exact Sciences 8.6 (2022).