Uma abordagem da criptografia com tecnologia para o aprimoramento da aprendizagem de funções polinomiais

Autores/as

  • Douglas V. A. Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Junior C. B. da Silva Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Anna L. O. Soares Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Palabras clave:

Criptografia, Funções Polinomiais, Educação Matemática, Python, Ensino Médio

Resumen

Muitas vezes profissionais da área da educação em matemática deparam-se em determinar quais estratégias pedagógicas necessitam ser mantidas ou renovadas na intenção de proporcionar práticas educativas eficientes e eficazes que sejam incentivadoras no aprendizado de matemática. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem para o aprimoramento do conhecimento sobre funções matemáticas, utilizando a criptografia como ferramenta pedagógica e a linguagem de programação Python para automatizar o processo. A proposta está direcionada a estudantes do ensino médio e é baseada na BNCC e no Pensamento Computacional, explorando a codificação e decodificação de mensagens utilizando funções afim e quadrática, demonstrando a aplicação prática desses conceitos matemáticos e desenvolvendo habilidades de resolução de problemas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

V. M. C. Fiarresga. “Criptografia e matemática”. Dissertação de mestrado. Universidade de Lisboa (Portugal), 2010.

E. A. S. Pontes et al. “Criptografia em Funções Polinomiais: Um Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica”. Em: The Journal of Engineering and Exact Sciences 8.6 (2022).

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Resumos