Modelagem matemática de epidemias no processo de ensino e aprendizagem de funções matemáticas

Autores/as

  • Bruna Silveira Pavlack Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Júlia de Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Diogo Ramalho de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Palabras clave:

Epidemiologia, Modelagem Matemática, Ensino, Aprendizagem, Funções Matemáticas

Resumen

A epidemiologia é uma ciência imprescindível para a área da saúde pública, pois auxilia na compreensão da evolução de uma doença e os mecanismos pressupostos em sua dinâmica. Essa ciência também estima os parâmetros epidemiológicos essenciais para o entendimento de uma epidemia, como, por exemplo, taxas de infecção e letalidade, e assim auxilia na tomada de decisões para a contenção da doença. Todas as questões mencionadas acima fazem com que a epidemiologia torne-se de extrema importância na manutenção e controle de doenças na sociedade. Infelizmente, muitas ementas da educação básica não contemplam um estudo aprofundado sobre a epidemiologia e seus termos. Todavia, para a humanidade o saber sobre essa ciência é muito importante porque oferece uma compreensão aprofundada dos princípios científicos e metodológicos subjacentes à investigação em saúde, auxiliando na tomada de decisões.

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Citas

R. Bassanezi. Ensino - aprendizagem com Modelagem matemática. Ago. de 2002. ISBN: 85-7244-207-3.

L. Mateus. “A matemática e as epidemias”. Em: Ciência Elem. (2020). Aceito. DOI: 10.24927/rce2020.039.

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Resumos