Da conta de luz à gestão financeira

integrando educação financeira ao consumo de energia

Autores/as

  • Vinicius Anunciação Barbosa Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Mirela Vanina de Mello Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Palabras clave:

Educação Financeira, Consumo de Energia, Matemática Aplicada, Ensino Médio

Resumen

A proposta desse trabalho é apresentar um relato de experiência sobre a aplicação de uma sequência didática que foi aplicada nas aulas da disciplina Matemática Aplicada às Ciências Humanas. Com duração total de treze aulas de 45 minutos cada, teve como público alvo alunos do 3º ano do ensino Médio do Colégio da Polícia Militar na cidade de Teixeira de Freitas no extremo Sul da Bahia. Tendo como tema norteador a Educação Financeira no Consumo de Energia Elétrica, a sequência foi elaborada para que o aluno entenda melhor o mundo em que vive, refletindo sobre o custo-benefício de um produto ou serviço que consome, tenha uma postura crítica ao analisar uma oferta, comparar orçamentos, compreender os encargos que compõem uma fatura e, quando inserido no mercado de trabalho, seja mais ativo e consciente na tomada de decisões de natureza sócio-econômicas que impactam direta ou indiretamente sua qualidade de vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

S.H.N. Cerqueira. “Uma Proposta de Abordagem da Matemática Financeira e Educação Financeira no Ensino Médio.” PROFMAT. Dissertação de mestrado. São Luís-MA: Universidade Federal do Maranhão, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Online. Acessado em 28/05/2023, http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Online. Acessado em 30/05/2023, http://portal.mec.gov.br/busca-geral/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211.

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Resumos