Um modelo SIS autônomo em escalas temporais

Autores/as

  • Patrick de S. Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Lucy T. Takahashi Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Eduard Toon Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palabras clave:

Modelo SIS, Escalas temporais, Astrovírus, Modelagem epidemiológica

Resumen

A teoria de escalas temporais, introduzida por Stefan Hilger em 1988, apresenta-se como um estudo de análise generalista que abarca simultaneamente a análise discreta e contínua da reta, fornecendo generalizações de derivada e de integral, as chamadas derivadas e integrais de Hilger. As equações envolvendo a derivada de Hilger são denominadas equações dinâmicas em escalas temporais. Essa teoria fornece uma ferramenta interessante para a modelagem epidemiológica, pois permite uma flexibilidade na escolha do domínio das soluções. Neste trabalho, como aplicação dessa teoria, apresentamos um modelo para o surto de gastroenterite aguda atribuído à contaminação pelo Astrovírus Sorotipo 1, ocorrido no ano de 2002 no município de Itatiaia, estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

M. Bohner e A. Peterson. Dynamic equations on time scales, An introduction with applications. 1a. ed. Boston: Birkhäuser Boston, 2001. ISBN: 13. 978-0817642259.

M. Bohner e S. Streitpert. “The SIS-Model on Time Scales”. Em: Pliska Stud. Math. 26 (2016), pp. 11–28.

M.T. F. Lagrotta. Investigação de surto de gastroenterite associado com o Astrovírus sorotipo 1, Itatiaia/RJ - Agosto de 2002. Online. Acessado em 23/03/2024, https://bvsms.saude.gov.br/bvs/periodicos/boletim_eletronico_epi_ano06_n01.pdf.

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Resumos