Princípio fundamental da contagem

uma sequência didática com o auxílio do software GeoGebra

Autores/as

  • Pedro M. L. Oliveira E.E.M.T.I Capelão Frei Orlando
  • José C. Silva E.E Monsenhor Walfredo Gurgel
  • M. Joseane F. G. Macêdo Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Jocivania Pinheiro Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Rosilda S. Santos Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Palabras clave:

Princípio Fundamental da Contagem, GeoGebra, Sequência Didática, Ensino-aprendizagem, Tecnologia Digital

Resumen

A tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) vem se destacando cada vez mais como um instrumento atrativo e significativo nos processos de melhoria do ensino-aprendizagem dos alunos. O uso dessas tecnologias é observado na competência geral 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reforça a sua importância no cotidiano das escolas, como um suporte no processo de aprendizagem dos alunos. Neste sentido, apresentaremos uma sequência didática sobre o Princípio Fundamental da Contagem, que contará com o auxílio do software GeoGebra. De acordo com [2], uma sequência didática é um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais. Segundo [1], é de fundamental importância que os educadores busquem integrar em suas aulas uma variedade de recursos metodológicos no desenvolvimento de uma sequência didática, incluindo software e materiais de escrita. Para essa sequência, propõe-se uma metodologia capaz de fazer uso do software GeoGebra no ensino do Princípio Fundamental da Contagem. O software conta com recursos que permitem criar interfaces por meio de sua programação de valores booleanos, permitindo a exibição de informações em suas janelas de visualização. Como o seu funcionamento pode ocorrer tanto em computadores ou smartphones, torna-se uma ferramenta de fácil acesso aos educadores e alunos. A referida sequência didática faz parte da dissertação de mestrado de [1], que tem como objetivo auxiliar professores a diversificar suas aulas, com o auxílio do software GeoGebra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Pedro M. L. Oliveira. “A Contextualização e a Interdisciplinaridade na Preparação da Análise Combinatória para o ENEM”. Dissertação de mestrado. Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, 2023.

A. Zabala. A prática educativa: como ensinar. Artmed. Porto Alegre, 1998. ISBN: 978-85-7307-426-0.

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Resumos