Coleta de dados sobre os interesses e habilidades de estudantes do ensino médio
em especial do gênero feminino, baseada no questionário ROSE
Palabras clave:
STEM, gênero feminino, educação científica, questionário ROSE, ensino médioResumen
A questão feminina em carreiras em STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), continua sendo um tema complexo e multifacetado. Um dos problemas enfrentado é a falta de divulgação e visibilidade de modelos femininos para jovens mulheres e meninas, afetando sua predisposição de se enxergarem como futuras profissionais nessas áreas. Além disso, ainda persistem estereótipos sociais sobre mulheres e obstáculos como assédio, discriminação de gênero, falta de apoio e oportunidades de treinamento, falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal, entre outros. Com o objetivo que entender e propor ações para a diminuição da desigualdade de gênero, o presente trabalho visa coletar dados locais e regionais sobre os interesses e habilidades de estudantes do ensino médio em relação à ciência. A coleta de dados foi realizada no contexto do Projeto de Extensão Universitária Ciência no Feminino ao longo de 2023, tendo como público alvo estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São João da Boa Vista. O instrumento de coleta de dados foi desenvolvido com o objetivo de determinar a relevância da educação científica na vida dos jovens com base no questionário ROSE (Relevance of Science Education), uma ferramenta utilizada para avaliar a percepção dos estudantes sobre a ciência e sua relevância na vida cotidiana, incluindo temas como saúde, ambiente, tecnologia e sociedade. No início dos anos 2000, essa ferramenta foi particularmente relevante para projetos que buscaram aumentar a participação de mulheres em STEM, pois oferece uma maneira de entender como as jovens percebem a importância dessas áreas e como a educação científica pode ser mais bem adaptada para incentivar a participação feminina. Neste trabalho, optou-se por não aplicar o questionário ROSE em seu formato original, em razão de sua complexidade e abrangência. Assim, foi realizado um estudo preliminar e foi feita uma adaptação do questionário ROSE original para simplificar e atualizar o instrumento de coleta, aproximando-o da realidade do público alvo e adequando-o às condições de aplicação nas escolas parceiras.
Descargas
Citas
Projeto de Extensão Ciência no Feminino. Site do Projeto de Extensão Ciência no Feminino. Online. Acessado em 28/03/2024, https://priscillasilva4.wixsite.com/ciencianofeminino.
S. Sjøberg e C. Schreiner. “Results and Perspectives from the Rose Project”. Em: Science Education Research and Practice in Europe: Retrosspective and Prospecctive. Ed. por Doris Jorde e Justin Dillon. Rotterdam: SensePublishers, 2012, pp. 203–236. ISBN: 978-94-6091-900-8. DOI: 10.1007/978-94-6091-900-8_9.
L. Tolentino-Neto. “Os interesses e posturas de jovens alunos frente às ciências: resultados do Projeto ROSE aplicado no Brasil”. Tese de doutorado. Jan. de 2008. DOI: 10.13140/2.1.2304.2240.