Aplicação da Regressão Polinomial na Previsão da Participação Feminina em Bolsas de Produtividade STEM

Autores/as

  • Gabriel A. A. Bezerra UFCA
  • Clarice D. de Albuquerque UFCA

Resumen

O direito à educação nem sempre foi dado as mulheres. Em tempos passados existia a crença que as mulheres eram inferiores aos homens e consequentemente acreditavam que elas não tinham espaço no mundo acadêmico. Apesar do espaço das mulheres vem aumentando no mundo acadêmico, quando comparamos a presença delas nas áreas de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), percebemos uma grande discrepância entre a quantidade de homens e mulheres. “No nosso país, apesar de 47% de todos os trabalhadores serem mulheres, apenas 24% trabalham nas carreiras de STEM” [1]. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise dessa diferença por meio do método de regressão polinomial e tentar prever futuros resultados, usando como base um banco de dados de bolsas de produtividade do CNPq. As bolsas de produtividade do CNPq são concedidas a pesquisadores de destaque, com objetivo de valorizar sua produção científica. O banco de dados consiste em uma tabela, na qual cada linha representa um projeto desenvolvido por um pesquisador entre os anos de 2013 e 2023. [...]

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

A. Fernandes. “Brazilian women underrepresented in STEM fields”. Em: Valor International (2021). Acessado em: 21/05/2025, https://valorinternational.globo.com/business/news/2021/09/15/brazilian-women-underrepresented-in-stem-fields.ghtml.

A. Geron. Hands-On Machine Learning with Scikit-Learn, Keras, and TensorFlow: Concepts, Tools, and Techniques to Build Intelligent Systems. 2nd. O’Reilly Media, Inc., 2019. isbn: 1492032646.

P. A. Morettin e W. O. Bussab. Estatística básica. Saraiva, 2004. isbn: 9788502081772.

Publicado

2026-02-13

Número

Sección

Resumos