Análise da Disseminação Espacial da Dengue por Modelagem Matemática via Método dos Elementos Finitos
Resumen
Este estudo aborda uma pesquisa em andamento no campo de Iniciação Científica, amparada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. O projeto de pesquisa tem como um dos objetivos explorar um modelo matemático para analisar a incidência e difusão da epidemia da dengue, durante o verão, no município de Seropédica, Rio de Janeiro. O uso de modelos matemáticos epidemiológicos, como o modelo MSIR, para prever o comportamento e a propagação espacial de doenças, facilita o processo de intervenção e controle da disseminação da doença em uma área específica, de forma a reduzir o número de indivíduos contaminados. Neste estudo, para simular o cenário da disseminação espacial no município, utilizamos o modelo SIR modificado constituído por quatro equações diferenciais parciais (EDPs) que descrevem o comportamento de evolução da dengue por compartimentos, como mosquitos transmissores (M), indivíduos suscetíveis à doença (S), infectados (I) e recuperados (R). O modelo MSIR foi baseado na dissertação da autora Luciana Takata Gomes [1], que investiga o espalhamento da dengue usando EDPs a partir de modelos matemáticos com diferentes compartimentos. [...]
Descargas
Citas
L. T. Gomes. “Um estudo sobre o espalhamento da dengue usando equações diferenciais par ciais e lógica fuzzy”. Dissertação de mestrado. Unicamp, 2009.
T. J. R. Hughes. The Finite Element Method: Linear Static and Dynamic Finite Element Analysis. Mineola, New York: Dover Publications, 2000. isbn: 9780486411811.
C. Geuzaine e J. F. Remacle. “Gmsh: A 3-D finite element mesh generator with built-in pre and post-processing facilities”. Em: International Journal for Numerical Methods in Engineering 79.11 (2009), pp. 1309–1331. doi: 10.1002/nme.2579.
Kitware. ParaView: Large data visualization tool. https://www.paraview.org. 2005.
A. Sundaram. “Numerical Solution for the Heat Equation Using Crank-Nicolson Difference Method”. Em: IJRASET 11 (2023), pp. 1051–1056. doi: 10.22214/ijraset.2023.57262.