Tópicos Especiais de Educação Matemática Financeira

Autores/as

  • João Socorro Pinheiro Ferreira
  • Áurea Rodrigues Borges

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0486

Palabras clave:

Educação Matemática Financeira. Ensino e aprendizagem. Juros Simples e Compostos. Sistemas de Amortização.

Resumen

Esse trabalho partiu do pressuposto de que o estudo da Educação Matemática Financeira faz-se necessária à formação acadêmica do estudante de licenciatura em Matemática, considerando-se que cada vez mais as pessoas estão acessando ao mercado financeiro, para ter acesso às linhas de crédito disponível ao consumidor. Para que este texto se concretizasse, realizou-se uma pesquisa bibliográfica as obras de autores que ressaltam importância da Matemática Financeira. É discutido o surgimento dos juros, a partir dos primeiros registros feitos pelos babilônios até suas aplicações atualmente. Discutiu-se sobre a educação matemática financeira através de suas aplicações no cotidiano. Também apresentaremos uma pesquisa de campo, que foi realizada em quatro lojas comerciais de Macapá (capital do estado do Amapá), nas quais se percebe que essa comercialização produtos, são variáveis de mesma marca ou diversificadas, porém com valores e taxas de juros distintas. No decorrer do trabalho, observou-se que a educação matemática financeira tem várias vertentes, como por exemplo: comercial, empresarial, financeira e administrativa, que foram analisadas associadas ao nosso convívio social. Também mostraremos uma metodologia de ensino dessa área da Matemática através do uso de tecnologia digital: calculadora HP 12C e da planilha eletrônica Excel. Sendo assim, conclui-se é de grande relevância esse fragmento da Matemática para a vida cotidiana. As encontrarmos em todas as aplicações comerciais e financeiras, que vão desde compras de um produto supérfluo até o mais necessitado. Ou nos juros das taxa de impostos que pagamos, seja nos contracheque ou outras situações problemas que nos cercam.

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Publicado

2015-08-25

Número

Sección

Ensino