APPrendendo – Um aplicativo mobile para estudo de matemática

Autores/as

  • Marcos A. Nespolo Jr
  • Tiago M. Buriol
  • Ana Paula M. de Morais

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0509

Palabras clave:

Aprendizagem Ubíqua, Educação de Matemática, Tecnologias Educacionais.

Resumen

Muitas dificuldades enfrentadas pelos alunos nas disciplinas envolvendo matemática são decorrentes de “lacunas” existentes e falta de domínio de conteúdos prévios, assim, geralmente, cabe ao professor identificar e revisar pré-requisitos., o que atrapalha o bom andamento do curso. Nesse sentido, aplicativos de acesso a conteúdos digitais interativos são ferramentas com grande potencial para servirem de apoio ao estudo, permitindo facilmente buscar conteúdos, revisar e praticar exercícios.  Ferramentas de ensino que explorem as facilidades oferecidas por dispositivos como smartphones e tablets ampliam o acesso a conteúdos instrucionais e estão de acordo com as novas tendências mundiais de ensino e aprendizagem, e a conceitos como ulearning [1], que significa aprendizagem onipresente, em qualquer lugar e a qualquer tempo, e edutainmnet [2], ou seja, educação com entretenimento. Os múltiplos recursos de mídia e de comunicação disponíveis podem acomodar preferências individuais, necessidades de mobilidade e de acessibilidade diferentes, atendendo às novas demandas do mundo do trabalho, da comunicação e da informação [3].  O trabalho aqui apresentado tratou da pesquisa e do desenvolvimento de um aplicativo otimizado para dispositivos móveis, tais como tablets e smatphones. Foi projetado com foco na usabilidade e na objetividade, visando à efetividade do aprendizado. Buscou-se um sistema fácil e agradável de utilizar, que possa ser utilizado para identificar e mapear falhas na formação prévia do aluno e, assim, prover informações instrucionais direcionadas àquelas falhas específicas. A ideia central foi projetar um aplicativo para estudo de matemática baseado na resolução de exercícios, que ao ser acessado, propõe um único exercício, então, a partir deste, o usuário pode acessar dicas de resolução e tópicos do conteúdo. As dicas são pequenos textos que visam induzir o usuário a desenvolver o raciocínio necessário para resolver o problema proposto. Os tópicos são pequenos trechos do conteúdo formal de matemática, incluindo fórmulas, definições e conceitos. O objetivo dos tópicos é permitir que o usuário acesse rapidamente a informação (fórmula ou conceito) que precisa para seguir a resolução do exercício, sem perder o foco ou desviar a atenção. Para esclarecer esta ideia, o texto a seguir apresenta um exemplo de como o aplicativo funciona. A figura 1 mostra um exercício e o link oculto que só torna-se visível ao passar o cursor sobre a palavra chave, “equação da circunferência” [...]

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Publicado

2015-08-25

Número

Sección

Ensino