Do x ao x2 : Compreendendo Equações do 2° Grau
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0523Palabras clave:
Estágio Supervisionado, Ensino da matemática e JogosResumen
O presente trabalho trás o relato e discussões sobre as atividades desenvolvidas por dois graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas, durante a disciplina de Estágio Supervisionado II. A escola campo de estágio da dupla foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Iraci Teófilo de Castro, localizada no município de Taquarana- Al, onde trabalharam com uma turma de 9 ano do turno matutino. As atividades foram desde a caracterização do espaço físico da escola, observação das aulas, regência, até a execução de um jogo chamado “Trilha de Equações do 2º Grau” que envolvia resolução de problemas contextualizados, trabalhando aspectos como, revisão e fixação do conteúdo. A princípio, foram analisadas as características físicas (quantidade de salas de aula, laboratórios de ensino e de informática, recursos audiovisuais, entre outros) e o quadro de funcionários de acordo com a quantidade de alunos, bem como os aspectos pedagógicos, isto é, as ideias que norteiam o funcionamento da escola baseadas no Projeto Político Pedagógico. Partindo para a observação em sala, perceberam várias situações com as atitudes do professor e dos alunos e através de uma análise, enriqueceram seus conhecimentos como futuros professores, ou seja, aprenderam com os pontos positivos e negativos vistos em sala, o que os leva a prevenir possíveis conflitos que podem surgir na relação entre aluno e professor. Posteriormente, iniciou-se o período de regência, no qual foi trabalhado o conceito de Equações do 2º Grau. O conteúdo foi introduzido por meio de um problema inicial envolvendo uma situação do dia-a-dia, seguiu-se formalizando o conceito através da demonstração da fórmula para a resolução de equação de 2º Grau e com a resolução de exercícios. Por fim, houve a execução do jogo Trilha de Equações do 2 Grau, objetivando que os alunos aprimorassem a resolução de problemas envolvendo este conteúdo, assim como desenvolvessem habilidades mentais de raciocínio lógico. A turma foi dividida em seis equipes, cada uma tendo aproximadamente seis participantes. Utilizando um peão cada equipe marcou o ponto de partida. Cada grupo, por sua vez, jogava o dado para ver quantas casas iria pular. Se caísse em um numeral, deveriam retirar a ficha correspondente que possuía um problema para ser resolvido em um tempo determinado. As equipes que conseguissem resolver o problema neste prazo tinham o direito de permanecer na casa, já as que erravam, voltavam para a casa em que estavam anteriormente. Se o peão caísse em uma casa sem numeral, deveriam percorrer a escada (para cima ou para baixo). Vencia o jogo o grupo que encontrasse primeiro a chegada [...]