Controle de Pinning Adaptativo de Sincronização com Aplicações a Rede de Veículos Autônomos
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0369Palabras clave:
Sincronização, redes complexas, veículos autônomos.Resumen
As estratégias de controle adaptativo de sincronização presentes na literatura são capazes de garantir sincronabilidade de redes complexas considerando-se topologias constantes [3]. Em redes complexas reais ligações entre agentes são criadas ou desfeitas, variando assim a topologia da rede. Estudos mostram que, sob determinadas condições de rápida alternância entre topologias, redes complexas cuja topologia evolui ao longo do tempo também podem sincronizar [2]. Neste trabalho analisamos a aplicação da estratégia de controle pinning adaptativo descentralizado [3] aplicado a redes complexas com topologia variante no tempo; particularmente a redes de veículos autônomos cuja topologia é determinada pelo movimento dos agentes, que segue um modelo aleatório (random walk model) [4,5] enquanto agentes não se detectam, mas que passam a seguir o modelo de Kuramoto [1] quando agentes se detectam, possibilitando assim, que os agentes entrem em formação [1]. Em sistemas multiagentes, muitas vezes necessita-se que processos que são realizados nos agentes ocorram de forma síncrona, por exemplo, num sistema multiveicular autônomo pode-se necessitar comunicação síncrona dos agentes com um receptor comum. Supondo que haja comunicação entre os agentes, ou seja, acoplamento entre os agentes, pode-se considerar que os agentes estão organizados em rede, assim o problema de sincronização dos processos pode ser tratado segundo abordagem de sincronização em redes complexas. Em uma rede de agentes móveis, os agentes são capazes de interagir desde que a distância entre eles seja menor que certo limiar, assim, a topologia da rede muda ao longo do tempo à medida que a distância entre os agentes varia, sendo r a menor distância na qual um agente interage com outro. [...]